sábado, 26 de abril de 2008

Como alguém pode achar isto engraçado!


A você, jovem!

Junta os Dons do Espírito às Vantagens do Corpo

Para ser amado, sê amável, para o que não bastará a beleza do rosto ou do corpo. Se pretendes conservar a tua amiga e não teres nunca a surpresa de ser abandonado, mesmo que sejas Nireu, amado pelo velho Homero, ou o Hilas de delicada beleza que as Náiades raptaram por meio de um crime, junta os dons do espírito às vantagens do corpo. A beleza é um bem muito frágil, tudo o que se acrescenta aos anos a diminui, murcha com a própria duração. As violetas e os lírios com as suas corolas abertas não florescem sempre; e na rosa, depois de caída, só o espinho permanece. Também tu, belo adolescente, cedo conhecerás cabelos brancos, cedo conhecerás as rugas que sulcam o teu corpo. Forma desde já um espírito que dure e fortalece a beleza; só ele subsiste até à fogueira fúnebre.

Ovídio, in 'A Arte de Amar'
Roma Antiga[-43-17]Poeta

"SOTP"



O sujeito que escreveu e pintou este sinal de trânsito devia ter "tomado umas"!!!

Pensem o que quiser!

"Uma república sem cidadãos de boa reputação não pode existir nem ser bem governada; por outro lado, a reputação dos cidadãos é motivo de tirania das repúblicas".

Fonte: "Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio"
Maquiavel.

Sobre as Virtudes e os Defeitos

Seis Virtudes que se Podem Tornar Defeitos


Conheceis as seis virtudes e os seis defeitos nos quais pode cair aquele que quer praticar as seis virtudes sem conhecê-las bem? O defeito daquele que quer ser benfeitor e não quis aprender a sê-lo, é a falta de discernimento; o defeito daquele que ama a ciência e não ama o estudo, é o de cair em erro; o defeito daquele que gosta de cumprir promessas e não aprendeu a fazê-las, é prejudicar os outros, prometendo-lhes e dando-lhes coisas nocivas; o defeito daquele que ama a franqueza e não aprendeu a praticá-la é o de aconselhar a repreender muito livremente sem nenhuma consideração para com as pessoas; o defeito daquele que gosta de mostrar coragem e não aprendeu a saber doseá-la é perturbar a ordem; o defeito daquele que ama a firmeza de alma e não aprendeu a limitá-la é a temeridade.


Confúcio

China Antiga[-551--479]

Sábio

Eu fui abortada!

Há algum tempo eu havia prometido para alguns alunos entregar uma cópia deste depoimento que segue abaixo. Não é de forma alguma intenção minha abrir uma discussão sobre tema tão polêmico, mas de qualquer forma, o espaço está aberto.
Eu fui abortada!
por Gianna Jessen em 21 de março de 2008
Resumo: Depoimento de uma sobrevivente ao aborto.
© 2008 MidiaSemMascara.org
Sabe-se que "um dos problemas" dos abortos é que às vezes o bebê nasce vivo e tem de ser morto fora do útero — muitas vezes sufocado na placenta ou, então, jogado ao lixo.
Contudo, há casos em que o bebê não só nasceu vivo, mas também sobreviveu. O texto a seguir é o testemunho de uma menina que sobreviveu ao aborto. Esse depoimento foi feito na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, em 22 de abril de 1996.
Gianna Jessen.
O meu nome é Gianna Jessen e tenho 19 anos. Nasci na Califórnia, mas atualmente vivo no Tennessee.
Fui adotada e tenho paralisia cerebral. A minha mãe verdadeira tinha 17 anos e estava grávida de sete meses e meio quando decidiu fazer um aborto por solução salina. Eu sou a pessoa que ela abortou. Mas em vez de morrer, sobrevivi.
Felizmente para mim, o médico aborteiro não estava na clínica quando nasci com vida, às 6h da madrugada de 6 de abril de 1977. Nasci prematura: a minha morte não estava prevista para antes das 9h, altura em que o aborteiro deveria começar a trabalhar. Tenho a certeza de que não estaria aqui hoje no caso de o aborteiro estar na clínica, pois o seu trabalho é matar — não é salvar. Algumas pessoas disseram que eu sou um aborto de carniceiro, um aborto falhado.
Houve muitas pessoas que presenciaram o meu nascimento: a minha mãe e outras moças novas que estavam na clínica à espera da morte de seus bebês. Disseram-me que isso foi um momento de histeria. Próximo estava uma enfermeira que aparentemente chamou a emergência médica e eles transferiram-me para um hospital.
Fiquei naquele hospital mais ou menos três meses. No princípio não havia muita esperança, pois eu pesava somente 900g. Hoje, já sobreviveram bebês menores que eu.
Certa vez um médico disse-me que eu tinha um grande desejo de viver e que eu lutava pela minha vida. Acabei por sobreviver e sair do hospital sendo entregue a uma babá. A minha paralisia cerebral foi atribuída ao aborto.
Disseram à minha babá que era muito duvidoso que eu chegasse a engatinhar ou andar. Nesse ponto, eu não me conseguia sentar sem ajuda. Graças às orações e à dedicação da minha babá e, mais tarde, de muitas outras pessoas, acabei aprendendo a sentar-me sozinha, a engatinhar e a ficar de pé. Comecei a andar com muletas pouco antes dos 4 anos. Fui legalmente adotada pela filha da minha babá, Diana De Paul, alguns meses depois de começar a andar. O serviço de assistência social não me permitia ser adotada antes disso.
Continuei a fisioterapia por causa da minha deficiência e, depois de quatro intervenções cirúrgicas, posso agora andar sem ajuda. Nem sempre é fácil. Algumas vezes caio, embora depois de cair durante 19 anos tenha aprendido a cair graciosamente.
Estou contente por estar viva. Quase morri. Todos os dias agradeço a Deus pela vida. Eu não me considero um subproduto da concepção, uma massa de tecidos, ou qualquer um dos títulos que dão às crianças em gestação. Eu não considero que as pessoas concebidas sejam alguma dessas coisas.
Conheci outras pessoas que sobreviveram a um aborto. Todas são gratas pelo dom da vida. Há alguns meses atrás, conheci outra menina que sobreviveu a um aborto por solução salina. Chama-se Sara. Tem dois anos e tem também paralisia cerebral. Ela é cega e tem muitas cicatrizes. O aborteiro, além de injetar a solução no útero da mãe, injeta também no bebê. A Sara foi injetada na cabeça. Eu pude ver em que parte da cabeça isso lhe foi feito. Quando falo, faço-o não somente por mim, mas por todos os outros sobreviventes, como a Sara, e por aqueles que ainda não podem falar…
Hoje, um bebê só é bebê quando vem na altura certa. Quando a altura não é certa, é um monte de tecidos ou outra coisa qualquer. Um bebê é um bebê quando um aborto espontâneo ocorre aos 2, 3 ou 4 meses. Um bebê é tecido ou massa de células quando o aborto é provocado aos 2, 3 ou 4 meses. Porque isso é assim? Eu não vejo diferença nenhuma. Que diferença vêem os senhores? Muitos fecham os olhos…
Para defender a vida a melhor coisa que eu lhes posso mostrar é a minha vida. É um grande dom. Matar não é a solução para nenhum problema ou situação. Mostrem-me que matar é solução.
Há uma citação na parte de cima de um dos edifícios do Capitólio que diz: "Aquilo que é moralmente errado não pode ser politicamente correto". O aborto é moralmente errado. O nosso país está derramando o sangue de inocentes. Os Estados Unidos estão matando o seu futuro.
Toda vida tem valor. Toda a vida é um dom do nosso Criador. Temos de receber e cuidar dos dons que nos foram dados. Temos de honrar o direito à vida.

Divulgação e adaptação ao português do Brasil: http://www.juliosevero.com/Fonte: Algarve pela Vida

Agradecimento a uma cunhada

Muito obrigado pelo o que você está fazendo por nós!

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Para os alunos da 2ª Série

No jornal A Folha de São Paulo de Hoje:
25/04/2008 - 17h46

ONU quer acabar com a malária na África em mil dias
da France Presse, em Nova York
O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, lançou nesta sexta-feira um ambicioso plano para acabar em menos de mil dias com as mortes causadas pela malária na África.
Em uma mensagem de vídeo divulgada em Nova York por ocasião da primeira Jornada Internacional contra a Malária, Ban apresentou sua "visão audaciosa, mas possível" para combater a doença no continente antes do fim de 2010, com a condição de que a comunidade internacional se mobilize.
Segundo a ONU, mais de 1 milhão de pessoas morrem de malária a cada ano no mundo. A doença, causada por um parasita e transmitida por mosquitos, representa uma ameaça para quase 40% da população mundial. A maioria dos casos e das mortes ocorre na África subsaariana, onde morre uma criança com menos de 5 anos a cada 30 segundos.
"Durante o tempo que vou levar para ler esta mensagem, seis crianças morrerão vítimas da doença. Este balanço é inaceitável, ainda mais sabendo que a malária é evitável e curável", afirmou Ban.
Objetivos do milênio
Ele ainda destacou que vários países africanos avançaram recentemente na luta contra a doença, o chefe da ONU lamentou que os países mais afetados "ainda estejam longe do objetivo de frear o avanço e conseqüentemente baixar o número de casos de malária".
"Estamos na metade do caminho dos Objetivos do Milênio para o Desenvolvimento e precisamos desesperadamente incrementar nossos esforços para vencer" esta doença, afirmou.
Adotados em 2000, os objetivos do milênio buscam reduzir pela metade a pobreza no mundo até 2015 e combater grandes pandemias, como a Aids, a tuberculose e a malária.

Mitose e Meiose para 3ª Série

Siga para a página clicando no link abaixo. Uma animação muito legal em Flash ( inglês ) para diferenciar mitose de meiose.

http://www.pbs.org/wgbh/nova/baby/divide.html#

Recado aos alunos da 3ª Série

Vou procurar alguma matéria mais resumida sobre meiose e mitose e mais tarde esforçarei-me para publicá-la. Enquanto isso, divirtam-se, visitando o site que indiquei para vocês no post abaixo. Até mais tarde!

Site para os alunos da 7ª Série estudarem os sentidos

Para estudar os sentidos, vá até o link abaixo e do lado esquerdo da página que se abrir, clique na guia "sensorial" e pronto: você escolhe o sentido a ser estudado.

http://www.afh.bio.br/

Um bom site para estudar Biologia

http://www.universitario.com.br/celo/index2.html

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Desafio para alunos do 3º Ano - Síntese Protéica

Há xampus cujos rótulos registram a presença dos aminoácidos constituintes da seda. Muitas pessoas compram esses produtos acreditando que a disponibilidade desses aminoácidos altera a constituição protéica do cabelo, tornando-o mais saudável.

a) Supondo que os aminoácidos presentes no xampu penetrem nas células que formam o cabelo, é correto afirmar que haverá mudanças na seqüência de aminoácidos das novas proteínas que forem sintetizadas? Explique.


b) Pesquisadores, estudando novos tratamentos para a calvície, observaram que algumas drogas aumentavam o tamanho do nucléolo das células do couro cabeludo. Qual é o significado disso com relação à síntese deproteínas? Explique.


Quem quiser pode deixar a resposta na caixa de comentários.

terça-feira, 22 de abril de 2008

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Uma grande amiga e aluna ao ler meu perfil no "orkut" disparou os seguintes comentários bem humorados, os quais meio que "resistente", endossei!

Jenifer:

Como conhecer as várias qualidades de Paulo Bernardes!

esportes:
Todos aqueles que eu ASSISTO pela TV.
-> " O preguiçoso! "

atividades:
Trabalhar e estudar bastante para curtir numa boa mais tempo à toa!
-> " O mentiroso! "

livros:
Metamorfose de Franz Kafka, A Origem das Espécies de Charles Darwin e toda obra de Sigmund Freud.
-> " O intelectual! "

música:
Tristesse de Frederic Chopin.
-> " O 'cara' da música clássica! "

programas de tv:
Jornalismo e Humor.
-> " O informado comediante! "

filmes:
Trilogia dos Caçadores da arca Perdida e E.T. O Extraterrestre.
-> " Todo mundo sabe que ele é de outro mundo! "

cozinhas:
Qualquer coisa que alguém fizer prá mim...
-> " E por ultimo o folgado! Luciana que o diga! "

No mais... BASTA OLHAR O PERFIL DELE! rsrs...

Abraço Paulãoo!

E eu digo: Abraço Jenifer!!!

Curso gratuito para homens

INSCRIÇÕES ABERTAS - NÃO PERCAM

Novo Curso de Formação para Homens

OBJETIVO PEDAGÓGICO

Permite aos homens desenvolver a parte do corpo da qual ignoram a existência (o cérebro).

SÃO 4 MÓDULOS:

Módulo 1: Introdução (Obrigatório)

1. Aprender a viver sem a mamãe (2.000 horas) 2. Minha mulher não é minha mãe (350 horas) 3. Entender que não se classificar para o Mundial não é a MORTE (500 hs)

Módulo 2: Vida a dois

1. Ser pai e não ter ciúmes do filho (50 horas) 2. Deixar de dizer impropérios quando a mulher recebe suas amigas (500 hs) 3. Superar a síndrome do ' o controle remoto é meu' (550 horas) 4. Não urinar fora do vaso (1.000 horas - exercícios práticos em vídeo) 5. Entender que os sapatos não vão sozinhos para o armário (800 hs) 6. Como chegar ao cesto de roupa suja (500 horas) 7. Como sobreviver a um resfriado sem agonizar (450 horas)

Módulo 3: Tempo livre

1. Passar uma camisa em menos de duas horas (exercícios práticos) 2. Tomar a cerveja sem arrotar, quando se está à mesa (exercícios práticos)

Módulo 4: Curso de cozinha

1. Nível 1 (principiantes - os eletrodomésticos) ON/OFF = LIGA/DESLIGA 2. Nível 2 (avançado) minha primeira sopa instantânea sem queimar a Panela 3. Exercícios práticos - ferver a água antes de por o macarrão

POR RAZÕES DE DIFICULDADE , COMPLEXIDADE E ENTENDIMENTO DOS TEMAS , OS CURSOS TERÃO NO MÁXIMO 3 ALUNOS.

CURSOS COMPLEMENTARES :

1. A eletricidade e eu: vantagens econômicas de contar com um técnico competente para fazer reparos;
2. Cozinhar e limpar a cozinha não provoca impotência nem homossexualidade (práticas em laboratório);
3. Porque não é crime presentear com flores, embora já tenha se casado com ela;
4. O rolo de papel higiênico: Ele nasce ao lado do vaso sanitário? (biólogos e físicos falarão sobre o tema da geração espontânea)
5. Como baixar a tampa do vaso passo a passo (teleconferência);
6. Porque não é necessário agitar os lençóis depois de emitir gases intestinais (exercícios de reflexão em dupla);
7. Os homens dirigindo, podem SIM, pedir informação sem se perderem ou correr o risco de parecerem impotentes (testemunhos);
8. O detergente: doses, consumo e aplicação. Práticas para evitar acabar com a casa;
9. A lavadora de roupas: esse grande mistério!!
10. Diferenças fundamentais entre o cesto de roupas sujas e o chão (exercícios com musicoterapia);
11. A xícara de café: ela levita, indo da mesa à pia? (exercícios Dirigidos por Mister M);
12. Analisar detidamente as causas anatômicas, fisiológicas e/ou psicológicas que não permitem secar o banheiro depois do banho. Vamos incentivar pessoal!!!!!

Tiradentes


domingo, 20 de abril de 2008

Você sabe porque o céu é azul?

A luz do Sol, que a ti parece branca é, na verdade, constituída por sete cores entre elas o azul. Estas são vistas quando aparece o arco-íris. O que acontece é o seguinte: quando a luz solar atinge a atmosfera da Terra, o azul separa-se das outras cores e espalha-se no ar. Como existe mais azul que as restantes, só vemos essa cor quando olhamos para o céu. Abaixo descreveremos um experimento caseiro, sugerido pelo professor de Física Luiz Ferraz Netto, para comprovar o comportamento das 'cores':
Material.
Uma boa lanterna (as de três ou quatro pilhas com feixe estreito são as melhores);. um aquário para 10 ou 15 litros com vidros bem limpos;. 250 mililitros (1 xícara) de leite. uma colher de madeira de cabo longo.

Procedimento

Coloque o aquário sobre uma mesa no centro da sala, de modo que você possa vê-lo de todos os lados. Preencha-o com água até 3/4 do seu nível total. Acenda a lanterna e mantenha-a encostada numa das paredes do aquário, ao longo de seu comprimento. Tente observar o feixe de luz que se propaga pela água.Difícil, não é? Talvez você possa ver algumas partículas de pó em suspensão na água; elas aparecem brancas. De qualquer modo que você olhe é, todavia, bastante difícil ver exatamente onde o feixe de luz atravessa a água.Acrescente aproximadamente 60 mililitros (1/4 de xícara) de leite na água e misture com a colher de madeira. Segure a lanterna contra a lateral do aquário, como foi feito antes. Repare que o feixe de luz agora é fácil de ser visto ao atravessar a água. Observe o feixe de luz olhando pelas outras laterais e pela face oposta a da lanterna, por onde a luz escapa do recipiente. Repare que, de lado, o feixe é visto ligeiramente azul e na extremidade oposta, aparece um pouco amarelado. Acrescente outro 1/4 de xícara de leite na água e mexa. Agora o feixe de luz apresenta-se mais azulado quando visto de lado, e com um amarelo mais intenso olhando-se pela face oposta à entrada da luz; até mesmo um tom alaranjado pode ser observado. Acrescente o restante do leite na água e mexa a mistura. Agora, visto de lado, o feixe de luz mostra-se bem azul e bastante laranja visto pela face oposta à da entrada da luz. Além disso, você poderá observar que o feixe de luz aparece mais espalhado do que nas primeiras observações; não é visto agora tão estreito como antes.

O que será que faz o feixe de luz da lanterna aparecer azul, quando visto de lado, e laranja quando visto de frente?

A luz normalmente propaga-se em linha reta, a menos que encontre as bordas de algum material pelo meio do caminho. Quando o feixe de luz de uma lanterna propaga-se no ar, não vemos o feixe, observando-o de lado, porque o ar é bastante uniforme (homogêneo e transparente); a luz nele propaga-se em linha reta. O mesmo é verdadeiro quando o feixe de luz caminha pela água, como nesta experiência. A água é uniforme, e o feixe a percorre em uma linha reta. Porém, se houver algumas partículas de pó no ar ou na água, poderemos observar um vislumbre do feixe porque a luz é difundida (decomposta) ao encontrar as bordas das partículas de pó.Quando você acrescentou leite na água, você acrescentou nela muitas partículas minúsculas. Leite contém muitas partículas minúsculas de proteína e gordura que ficam em suspensão na água. Estas partículas difundem a luz e fazem o feixe da lanterna tornar-se visível quando visto de lado. Cores diferentes de luz são separadas, na difusão, em ângulos diferentes. Luz azul é desviada da direção original muito mais que a laranja ou a luz vermelha. Como nós vemos a luz difundida na direção perpendicular ao feixe, e como a luz azul é a que se difunde mais (sofre maior desvio), o feixe aparece azul. Uma vez que o laranja e o vermelho são menos difundidos, essas cores caminham em linha reta seguindo mais de perto o feixe inicial de luz branca. Por isso, quando você olha diretamente no feixe de luz da lanterna (de frente), aparece laranja ou vermelho, ou seja, o que resta da luz branca.

O que tem esta experiência a ver com céu azul e com o pôr-do-sol laranja?

A luz que você vê quando você olha o céu é a luz solar, que é difundida por partículas de pó na atmosfera. Se não houvesse nenhuma difusão (espalhamento em cores), toda a luz proveniente do Sol cairia em linha reta para a Terra e o céu apareceria escuro, como ocorre à noite. A luz solar é difundida pelas partículas de pó, da mesma maneira como a luz da lanterna é difundida pelas partículas de leite nessa experiência. Olhar para o céu é como olhar o feixe da lanterna de lado: você está olhando luz difundida que é azul.Quando você olha diretamente para o Sol se pondo no horizonte, do mesmo modo que olhou a luz da lanterna de frente, você estará observando apenas a luz que é bem pouco difundida (desviada), ou seja, o laranja e o vermelho.


Qual a causa para o Sol aparecer com tonalidade laranja ou até mesmo vermelho ao pôr-do-sol ou ao amanhecer?

Ao pôr-do-sol ou ao amanhecer, a luz solar que nós observamos percorreu um caminho bem mais longo através da atmosfera terrestre que a luz solar que nós vemos ao meio-dia. Nesse longo trajeto muitas cores foram difundidas (e portanto retiradas do feixe de luz branca), sobrando para nossos olhos parte do amarelo e luz vermelha. E é o que vemos!

Experimento pretende recriar miniburacos negros

RAFAEL GARCIA
da Folha de S. Paulo

Desde que foram concebidos teoricamente, há quase cem anos, buracos negros fascinam os físicos por seu poder. Com sua enorme força gravitacional, são capazes de engolir tudo em volta deles -- até mesmo a luz-- e podem crescer indefinidamente à medida que vão sendo "alimentados". Quando surgiu a notícia de que um experimento perto de Genebra (Suíça) --o acelerador de partículas LHC-- poderia criar um "miniburaco negro", portanto, foi natural algumas pessoas se perguntarem: "Ele vai crescer e engolir a Terra?". Físicos respeitáveis que estudam buracos negros, porém, são unânimes em responder um contundente "não".
"A melhor prova de que isso não acontecerá é que, se buracos negros forem criados no LHC, então na verdade eles já estão sendo produzidos o tempo todo na atmosfera por colisões de raios cósmicos", disse à Folha o físico Bernard Carr, da Universidade de Londres, um dos pioneiros no estudo de buracos negros de pequena escala. "Se eles fossem mesmo perigosos, já teriam engolido a Terra muito tempo tempo atrás."
Segundo o cientista, o que acontecerá se um minúsculo buraco negro surgir no acelerador de partículas, que deve começar a operar em junho, é sua evaporação quase imediata. Carr foi aluno de doutorado do astrofísico Stephen Hawking, da Universidade de Cambridge, que postulou esse fenômeno teoricamente. Até 1974, físicos acreditavam que um buraco negro jamais poderia diminuir de tamanho, mas Hawking mostrou que pode. Ele é um dos que mais torce, aliás, para que um miniburaco negro se forme no LHC. "Se isso acontecer, então, por um processo que eu descobri, o buraco negro irradiaria partículas e desapareceria. Se observarmos isso, um novo campo se abriria na física, e eu ganharia um prêmio Nobel", disse Hawking ao jornal britânico "The Independent" no começo da semana. "Mas eu não estou apostando nisso."
A física de buracos negros ainda é mal compreendida. Teóricos se desdobram para tentar entendê-los pois isso pode ajudar no grande desafio atual da física: a unificação da teoria da relatividade geral de Einstein (que explica a gravidade) com a física quântica (que explica as partículas elementares). Produzi-los no LHC seria uma maneira de estudá-los diretamente pela primeira vez, algo inestimável para os físicos.
"Mas, para que esses buracos negros se formem numa colisão de partículas, existem muitos pré-requisitos", explica o teórico George Matsas, do Instituto de Física Teórica da Unesp, autor de um livro recém-lançado sobre sua especialidade ("Buracos Negros, Rompendo os Limites da Ficção", editora Vieira e Lent). "Para que um deles surja no LHC é preciso que existam dimensões de espaço extra e que que elas sejam 'microscópicas', de tamanho adequado. Não é nada trivial", afirma.
Uma abordagem conhecida entre os físicos, chamada teoria das cordas, de fato prevê que o espaço tenha mais do que as três dimensões que conhecemos, mas apesar de ela ter consistência matemática, nenhuma evidência experimental foi encontrada em seu favor até o momento. Além disso, a teoria das cordas, na verdade, tem várias diferentes versões, e só uma delas prevê que o LHC possa produzir buracos negros.
"De qualquer forma, é possível, em principio", diz Carr. "Não sabemos se eles surgirão, mas é justamente por isso que é preciso tentar."