segunda-feira, 18 de agosto de 2008

1 - Carboidratos

Os carboidratos têm basicamente função energética, mas podem também ter função plástica, participando de estruturas que constituem o corpo dos seres vivos. É o caso da celulose, que forma a parede celular das células vegetais, e da quitina, que forma a parede celular dos fungos e participa da composição do exoesqueleto de artrópodes. Além disso, os carboidratos participam da composição química dos ácidos nucléicos, que comandam e coordenam toda a atividade celular.





























Os carboidratos podem ser divididos em três grupos:

• monossacarídeos: açúcares simples, moléculas pequenas;
• dissacarídeos: açúcares formados pela reunião de dois monossacarídeos;
• polissacarídeos: carboidratos complexos, moléculas grandes.

1.1 Monossacarídeos

Os monossacarídeos são açúcares simples, muito solúveis em água e facilmente transportados para todas as partes do corpo. Muitos são imediatamente aproveitados pelos organismos como fonte de energia.

1.2 Dissacarídeos

Os dissacarídeos são formados a partir da união de dois monossacarídeos. Nessa união, há perda de uma molécula de água, ou seja, ocorre uma reação de síntese por desidratação.
Os dissacarídeos são solúveis em água, mas não são imediatamente aproveitáveis como fonte de energia. Para isso, precisam ser quebrados por hidrólise (hidro = água; lise = quebra), dando origem a dois monossacarídeos.
Os principais dissacarídeos são:


• sacarose: açúcar da cana, formado por uma molécula de glicose e uma de frutose;


• lactose: açúcar do leite, formado por uma molécula de glicose e uma de galactose;




• maltose: açúcar típico de vegetais, como a cevada, formado por duas moléculas de glicose.
1.3 Polissacarídeos
Os polissacarídeos são formados por vários monossacarídeos unidos entre si.
Os polissacarídeos são insolúveis em água e podem ser desdobrados em açúcares simples por hidrólise. Sua insolubilidade é vantajosa para os seres vivos por dois motivos: permitem que eles participem como componentes estruturais da célula ou que funcionem como armazenadores de energia

TRIGLICÉRIDES